Cinema de várzea invade o centro de São Paulo

DCC_Matilha1
Confira como foi o processo de produção do filme na fan page facebook.com/lentesperifericas

O longa metragem “Doc. Cine Campinho – da terra à tela” foi produzido pelo coletivo Lentes Periféricas – um grupo cultural formado na periferia do distrito de Lajeado com jovens da região e de outras quebradas como Jardim Brasil, Vila Ema  e Jardim Jabaquara. Durante o ano de 2014, eles reuniram depoimentos e resgataram imagens de uma das ações culturais mais importantes que aconteceu no bairro do Jardim Bandeirantes: o Cine Campinho.

Divulgação
Confira como foi o processo de produção do filme na fan page facebook.com/lentesperifericas
Tema norteador do filme, essa ação surgiu com a construção de um espaço de convivência plural em uma realidade violenta. Moradores revitalizaram um terreno abandonado utilizado como depósito de lixo e ponto de venda de drogas com a intenção de suprir a ausência de praças, quadras esportivas, parques e alternativas socioculturais que trabalhassem a perspectiva de futuro de crianças e jovens.

A intervenção dos moradores transformou o lugar em um campo de futebol, de convivência e, com o tempo, cinema a céu aberto. Não demorou muito para que o lugar ficasse conhecido como Cine Campinho, virasse ponto de referência cultural no bairro e lugar de encontro de jovens que estavam afim de produzir seus próprios filmes.

O documentário coloca em discussão o acesso à cultura e ao lazer na periferia da cidade sob o olhar do que foi e significou a ação do Cine Campinho para a realidade do bairro. A exibição do filme acontece no próximo dia 4 de abril no Matilha Cultural, localizado na Rua Rêgo Freitas, 542 – República – SP, às 18h – recomendamos chegar 30 min. antes para não ocorrer atrasos, após a sessão haverá um bate-papo acerca do tema abordado no filme e o processo de sua produção.

Click aqui e assista ao trailer do filme: “Doc. Cine Campinho – Da Terra À Tela

Click qui e assista os comentários sobre o dia da exibição.

DCC_Matilha2

Post original: https://robertomaty.wordpress.com/2015/03/17/cinema-de-varzea-invade-o-centro-de-sao-paulo/

About the author: Lentes Periféricas